semanárioOSM 444

15/01/2019-21/01/2019

Logo

The OSMF Membership Working Group (MWG) investigated the unusual signups in advance of the recent OSMF board elections. 1 | © MWG © Map data OpenStreetMap contributors

Notícia de última hora

  • Os Membros do Grupo de Trabalho OSMF investigaram as inscrições incomuns feitas com antecedência para as eleições recentes do Conselho OSMF. O MWG concluiu que a inscrição de 100 funcionários da subsidiária indiana da GlobalLogic, uma empresa de outsourcing de prestação de serviços OSM (mapeamento para clientes) como Apple e a Grab, foi uma campanha orquestrada e dirigida e que os inscritos não o fizeram voluntariamente, pessoalmente e individualmente. O Grupo de Trabalho expressou as suas preocupações por poder haver uma tentativa de influenciar a eleição do Conselho OSMF. O relatório detalha todos os factos encontrados durante a análise abrangente das inscrições. O relatório, que foi disponibilizado por Guillaume Rischard na lista de mailing OSMF, foi enviado para o Conselho OSMF, com antecedência (2018-12-26), mas o Conselho ainda não tomou uma posição. Além disso, a empresa GlobalLogic não teceu um comentário.

Mapeamento

  • Algumas comunidades OpenStreetMap têm respondido ao desafio dos 10 anos no Facebook , mostrando como OSM se desenvolveu em 10 anos:
  • Saeed Hubaishan desafiou a tabela no wiki OSM que mostra o * _link tipo de estradas que conectam os tipos diferentes da rodovia. A discussão revelou que não há consenso não documentado e * _link estradas são mapeadas de forma mais intuitiva. A tabela de Wiki mencionada foi marcada como não aceite durante a discussão
  • O wiki OSM diz que a marca de nível para edifícios é definida como um índice com base 0, ou seja, o piso térreo começa com um zero. No entanto, Tobias Zwick descobriu muitos edifícios que provavelmente foram mapeados com um índice de base 1. Existem diferentes convenções em todo o mundo, na forma como os níveis foram contados.
  • OSM UK está proclamando o mapeamento da Agência UK Food Standards Hygiene Rating System como a tarefa para o primeiro trimestre de 2019. Isto está explicadp na wiki OSM.
  • No seu diário OSM Andres Gomez Casanova expõe (es) a engrenagem da sua bicicleta. Ele usa equipamento para fotografia de 360 graus no Mapillary.
  • Peter Rukavina explica no seu blog como criou funcionalidades em falta no OSM ou atualiza as já existentes, enquanto ligou tudo com uma localização geográfica dos seus posts no blog para o OSM.
  • A Proposta de François Lacombe para os atributos adicionais de válvulas de oleodutos e de vias navegáveis foi aprovada.

Comunidade

  • [1] As informações de mapeador de Pascal Neis Como você contribuiu para o OpenStreetMap? mostram agora se um mapper é um “contribuidor ativo” em conformidade com o artigo 3 dos Termos de Contribuidor. Um contribuinte ativo é permitido votar em caso de uma mudança de licença e é elegível para o novo OSMF programa de isenção de taxa.derFred questiona o termo “mapeador ativo”, como ele é definido nos Termos de Contribuinte do OpenStreetMap e prova-o com três exemplos impressionantes.
  • Jonah Adkins relata um par de itens importantes do Conselho do OSM-EUA. SotM-EUA será realizado em Minneapolis em setembro e, infelizmente, a pessoa contratada como diretor executivo não se revelou à altura das necessidades da organização e por isso o cargo está por preencher.
  • 889 mapeadores que têm atuado na Coreia do Norte em algum momento receberam uma mensagem direta do OSM, questionando sobre a sua motivação para o mapeamento. A mensagem foi discutida no Fórum alemão. O correspondente da weeklyOSM na Coreia LuxuryCoop tem tratado do assunto no site.

Importações

  • Erros de descuido durante a importação de dados de edifícios no Canadá conduziram alguns a exigir que se parasse a importação de dados e se pensasse numa reversão. Por enquanto, a importação tem sido colocada em espera.

Fundação OpenStreetMap

  • Martin Koppenhoefer lembra o Conselho que queria obter algumas respostas sobre o tema da Crimeia, como Heather Leson prometeu responder “dentro de uma semana”, a 7 de Janeiro.

Eventos

  • Como tem vindo a aumentar, de forma consistente, o número de mapeadores nos arredores de Louvain-la-Neuve, na Bélgica, um primeiro encontro será organizado na zona, a 11 de fevereiro, para se conhecerem uns aos outros.

OSM Humanitário

  • A Cruz Vermelha do Belize ajuda o seu governo com formação em desastres, aquisição de equipamentos e treino em OSM para melhor compreensão dos riscos e como reagir a esses riscos.

Educação

  • OpenSchoolMaps, uma iniciativa para promover mapas de dados abertos na educação, anunciou um novo pacote educational para a criação de mapas temáticos online com uMap e um workshop sobre mapas abertos e o software opensource H5P, que pode ser usado para a criação de material educativo.

Mapas

  • Maarten Hermans escreveu um guia sobre como consultar dados do OSM, processar os dados com pacotes R’s sf and dplyr e, interativamente, exibir o resultado no OSM e em mapas históricos, usando o folheto e um WMS-webservice. Neste exemplo, ele estava à procura de estradas com “gangen” (nome holandês para pequenas passagens históricas), em seu nome e exibiu o resultado em OSM e mapas históricos, depois de ter processado os dados.

switch2OSM

  • Quique Pernas fornece um fino twitter explicando a utilidade de Osmhydrant.org para silvicultores e bombeiros.
  • O motor de busca DuckDuckGo muda com os seus mapas do Mapbox para Mapas da Apple.

Software

  • A versão premium do addon blender-osm foi lançada!
  • Fabian Kowatsch de HeiGIT explica como usar dados históricos de OSM do ohsome API para comparar diferentes regiões com base na completude de atributos ao longo do tempo com uma simples chamada de API. Ele usa a etiqueta surface=*. pelas ruas como exemplo.

Releases

  • O estilo principal do mapa OSM, Carto, recebeu outra atualização. Como o responsável Daniel Koć escreveu no seu diário OSM, a versão 4.19.0 tem adicionado o processamento para boundary=protected_area e revistos os limites da reserva. A nova versão também adicionou mais ícones de barreira e apoio de amenity=vending_machine e melhorou um monte de outras coisas.

Sabia que…\Conhece…

OSM nos média

  • Um artigo de notícias da editora Heise repete (de) a posição de proprietários de terrenos florestais que culpam mapas online que permitem ao utilizador partilhar informações, por ser parcialmente culpado, de ciclismo sem restrições, em florestas e, assim, prejudicar a natureza. O artigo unilateral repete a procura de uma proibição de prestação de informações geoespaciais online sobre a propriedade de uma terceira parte.
  • Teresa Jolley apontou num tweet de uma entrevista de vídeo com Brian Prangle do OpenStreetMap UK sobre a questão se o setor público deve fazer mais uso do OSM.
  • Uma cooperação entre a Cruz Vermelha do Belize e a Cruz Vermelha americana fez notícia no canal 5 Belize, de acordo com um tweet de Belize GEO.

Outras coisas “geo”

  • Richard Fairhurst Novo Adlestrop Railway Atlas tem sido apreciado pelos fãs de caminhos de ferro antigos desde 2004, quando apareceu pela primeira vez. No entanto, nunca cobriu a totalidade das Ilhas Britânicas. Determinadas distrações menores no período que se seguiu (incluindo o Potlatch, Potlatch2, cycle.travel, tilemaker) limitaram as adições. Agora Richard dá a dica numa edição completamente nova.
  • GBIF (Global Biological Information Facility) analisou quantos dos seus dados na localização de organismos biológicos teve origem em cidadãos que são cientistas. A resposta é mais de 500 M registos, mais de 50% do total.
  • Como Andy Mabbett escreveu no seu email para a lista de discussão, que o projeto ARIADNEplus, uma nova iniciativa europeia de Arqueologia Digital e Património Cultural, usa OpenStreetMap para exibir o local dos seus registos.
  • Um número de meios de comunicação alemães (pública Rádio Deutschlandfunk. (de) e ARD Tagesschau (de)) relatou sobre a incapacidade do Google Maps para calcular rotas mesmo simples entre cidades palestinianas, mas, por outro lado, como o Google pode fornecer facilmente rotas na mesma área se os destinos e origens forem colunatos israelitas.
    Como dizem os relatórios, as pessoas se ajudam com “outros aplicativos de mapeamento que são do tipo Wikipedia”.
  • Kashmir Hill do Gizmodo conta o dilema de uma família sul africana a viver em Pretória. Serviços de geolocalização IP imprecisos causam regularmente convidados não desejados à família.
  • Atlas Obscura relata sobre a representação cartográfica de David Garcia das 100 maiores ilhas, resumida num gráfico.
  • O editor alemão heise.de relata (de) possíveis problemas com dispositivos GPS mais antigos a 6 de abril, devido a uma “prorrogação de contagem de semana” no sistema de GPS. A semana no sistema de GPS é codificada com 10 bits e, portanto, ele pode pensar apenas em 1024 semanas. A última prorrogação foi em 1999. Como o sistema será alterado e a resolução do contador de semana será aumentada para 13 bits, a próxima prorrogação acontecerá em 8192 semanas .

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Lübeck Lübecker Mappertreffen 2019-01-24 germany
Mannheim Mannheimer Mapathons e.V. 2019-01-24 germany
Greater Vancouver area Metrotown mappy Hour 2019-01-25 canada
Bremen Bremer Mappertreffen 2019-01-28 germany
Viersen OSM Stammtisch Viersen 2019-01-29 germany
Fontaine OpenStreetMap – Un projet collaboratif de cartographie libre 2019-01-29 france
Fontaine Dessine ta ville – communs numériques et territoire 2019-01-29 france
Arlon Réunion au Pays d’Arlon 2019-02-04 belgium
Londres Missing Maps Monthly Mapathon London 2019-02-05 uk
Toulouse Rencontre mensuelle 2019-02-06 france
Estugarda Stuttgarter Stammtisch 2019-02-06 germany
Helsínquia Missing Maps Mapathon at Finnish Red Cross HQ – Feb 2019 2019-02-07 finland
Dresden Stammtisch Dresden 2019-02-07 germany
Berlim 128. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2019-02-08 germany
Ulm ÖPNV-Mapathon Ulm 2019-02-09 germany
Rennes Réunion mensuelle 2019-02-11 france
Bordéus Réunion mensuelle 2019-02-11 france
Zurique OSM Stammtisch Zurich 2019-02-11 switzerland
Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2019-02-12 france
Salt Lake City SLC Mappy Hour 2019-02-12 united states
Munique Münchner Stammtisch 2019-02-13 germany
Dresden FOSSGIS 2019 2019-03-13-2019-03-16 germany
Portmarnock Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-03-25-2019-03-29 ireland
Montpellier State of the Map France 2019 2019-06-14-2019-06-16 france
Angra do Heroísmo Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-06-24-2019-06-29 portugal
Heidelberg Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-09-18-2019-09-23 germany
Heidelberg HOT Summit 2019 2019-09-19-2019-09-20 germany
Heidelberg State of the Map 2019 (international conference) 2019-09-21-2019-09-23 germany
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast

Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique o seu evento na nossa pré-visualização pública, e corrija-a se necessário.

Este semanárioOSM foi produzido por Elizabete, Nakaner, NunoMASAzevedo, Rogehm, SK53, SunCobalt, derFred.